segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Coisas que me encanitam o espírito #1


Já ando há algum tempo a pensar nisto... Hoje,estava eu no trânsito, parada num sinal vermelho, quando passou um ciclista por mim, sem se preocupar minimamente em diminuir o ritmo da sua pedalada (quanto mais parar) no semáforo. E pensei: É hoje. É hoje que vou desatar a cascar nos condutores de biclas (até porque é segunda-feira e apetece-me cascar em qualquer coisa)!


Se há aspectos positivos da crise, o aumento de bicicletas nas ruas de Lisboa é um deles. A utilização do automóvel, para além de ser um verdadeiro luxo, só complica o trânsito e aumenta a poluição na cidade. Por isso digo: vivam as biclas!

Mas irrita-me profundamente que os ciclistas se considerem uma classe à parte no meio do trânsito, com um código da estrada próprio. É vê-los a passar nos sinais vermelhos e nos sinais Stop ou nas passadeiras,numa actuação digna do melhor duplo de Hollywood.

Não sou fundamentalista. Até porque não tenho moral para o ser como “motoqueira” que sou. Acho legítimo que se tire proveito da flexibilidade que uma bicicleta nos dá. Mas há mínimos, bolas! Até porque não têm uma tonelada de lata a protege-los…

Não me parece que assim se consiga a simpatia dos automobilistas ou dos peões. Afinal, quem quer respeito tem que se dar ao respeito, não é?

E também já está mais do que na altura dos responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa criarem ciclovias em condições na cidade, não?? 

Sem comentários:

Enviar um comentário